Transplantada, Zileide Silva destaca importância da doação de órgãos: 'Tenho duas córneas hoje'

Emocionada, jornalista agradeceu aos familiares dos doadores

01/04/2024 às 22h27 Atualizada em 02/04/2024 às 11h46
Por: Patrícia Oliveira
Compartilhe:
Transplantada, Zileide Silva agradeceu a família de doador no 'Jornal Nacional'
Transplantada, Zileide Silva agradeceu a família de doador no 'Jornal Nacional'

Zileide Silva falou sobre o transplante de córnea durante uma reportagem no "Jornal Nacional". A jornalista trouxe informações sobre um aplicativo que vai ajudar as pessoas a se declararem doadores de órgãos e tecidos. O Conselho Notarial do Brasil, o STF (Supremo Tribunal Federal), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Ministério da Saúde vão disponibilizar um sistema eletrônico para validar o desejo de cada brasileiro.

"A partir de amanhã à tarde, quem quiser manifestar essa intenção vai poder registrar a doação no aplicativo ou no site aedo.org.br. Isso vai permitir que o Sistema Nacional de Transplantes acesse a autorização, que poderá ser apresentada à família, comprovando o desejo do doador", explicou.

Diagnosticada com ceratocone, Zileide precisou passar pelo procedimento por causa da doença degenerativa. Emocionada, ela destacou a importância da doação de órgãos. "Isso pode ajudar na decisão dos familiares. Eu, Zileide, sou transplantada e agradeço às famílias que numa hora extremamente difícil concordaram em doar as duas córneas que tenho hoje", disse a repórter especial da Globo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários