Explorando relacionamentos abertos: compreensão, desafios e consentimento

Desvendando os desafios e oportunidades da não monogamia com especialista Fernanda Purificação

04/04/2024 às 18h39 Atualizada em 04/04/2024 às 21h33
Por: Super Life Brasil
Compartilhe:
Foto Reprodução - Instagram Fer Purificação
Foto Reprodução - Instagram Fer Purificação

À medida que a sociedade avança em direção a uma compreensão mais ampla e inclusiva das diversas formas de amor e relacionamento, os relacionamentos abertos emergem como um tópico de crescente interesse e debate. Distanciando-se da monogamia tradicional, essa modalidade de relacionamento propõe uma alternativa onde os parceiros consentem em estabelecer conexões emocionais ou sexuais com outras pessoas, desafiando normas convencionais e explorando novas dimensões de liberdade e confiança.

Na perspectiva da especialista em sexualidade Fernanda Purificação, o relacionamento aberto se ancora na comunicação ativa X escuta efetiva, consentimento mútuo e acordos claros entre os parceiros. "o combinado não sai caro", ela aponta, sublinhando a importância de todos os envolvidos estarem em sintonia com os termos do relacionamento.

Entre os desafios mais comuns enfrentados pelos casais em relacionamentos abertos, o ciúme, a gestão do tempo e o estigma social se destacam. “o manejo desses desafios requer uma comunicação aberta e honesta, bem como uma escuta afetiva atenta.” Fernanda Purificação, adverte contra a pressão ou imposição de um parceiro sobre o outro, uma vez que a falta de consentimento genuíno pode levar a ressentimentos e falhas na relação.

A saúde sexual também é uma consideração crucial. A prática de sexo seguro e a comunicação transparente sobre a saúde sexual são imperativas para proteger todos os envolvidos. "Explorar os relacionamentos abertos sem uma base sólida de confiança e compreensão mútua é arriscado", adverte a especialista, "é como navegar um barco em águas turbulentas sem um mapa".

Apesar dos desafios, muitos encontram nos relacionamentos abertos uma fonte de crescimento pessoal, fortalecimento da relação e satisfação emocional e sexual. A liberdade para explorar conexões fora do relacionamento principal pode enriquecer a experiência de ambos os parceiros, oferecendo novas perspectivas e aprendizados.

Um relacionamento aberto bem-sucedido reside na capacidade dos parceiros de estabelecerem limites saudáveis, respeitarem os desejos e necessidades um do outro, e manterem uma comunicação constante. "Quando feito corretamente, com respeito e honestidade, abrir um relacionamento pode fortalecer o vínculo entre os parceiros", afirma Fernanda.

Sobre Fernanda Purificação

Especialista em sexualidade, graduanda em psicologia pela Estácio de Sá, Fernanda Purificação compartilha em suas redes sociais, tudo sobre sexualidade e relacionamento. Palestrante, leva seu conhecimento para diversas mulheres, homens e casais que buscam melhorar sua vida sexual.

Instagram: https://www.instagram.com/ferpurificacao/

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários