Conheça André Coelho: jornalista viraliza nas redes por fotografar rotinas no ABC Paulista

Morador de São Bernardo do Campo traz novo olhar para a região metropolitana de São Paulo

09/04/2024 às 14h11 Atualizada em 10/04/2024 às 16h07
Por: Giovanna Leibanti
Compartilhe:
André Coelho - Foto: Daniele Stan
André Coelho - Foto: Daniele Stan

Imagina estar andando pelas ruas das cidades próximas de São Paulo e ser abordado por um fotógrafo querendo bater umas fotos suas? Foi assim que o jornalista André Santos Coelho repercutiu no Instagram e no TikTok. Um de seus vídeos, postado em março, está com mais de quinhentas mil curtidas e quase oito milhões de visualizações. 

Apesar de ser natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, André Coelho reside na comunidade "Vila São Pedro", em São Bernardo do Campo (SP), desde os três anos de idade e possui muita identificação com o local. Cansado de ver registros apenas da Avenida Paulista, André decidiu documentar a vida do lugar onde mora e também de regiões e cidades próximas. 

"Eu sou uma pessoa que não gosta nem um pouco de viralatismo, mas eu gosto muito de ver gringo fotografando. Eu tinha um pouco de aversão aos brasileiros, porque eles só fotografavam a Avenida Paulista e isso me incomodava muito. É como se só existisse a Avenida Paulista. É como se apenas a Paulista fosse protagonista de São Paulo. E aí você ignora toda a região do ABC, as favelas, as outras regiões e partes industriais. Você deixava de mostrar outros aspectos. E a fotografia de rua é isso, é você mostrar a cidade como ela é, o que acontece na vida das pessoas, na cidade", contou. 

André Coelho é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, mas quando ingressou na faculdade não tinha o foco de seguir carreira como fotojornalista. No início, a meta era trabalhar com a editoria de "games". Depois passou a se interessar também pela área política. O gosto pela fotografia apareceu no último ano do curso, quando começou a estagiar em uma agência. Lá, um dos seus trabalhos era filmar e fotografar. 

"Eu gostava de fazer, mas não ia nada além do trabalho. Igual eu gostava de escrever e fazer vídeo, eu gostava de fazer foto. Mas aí depois você acaba se habituando. Eu já tinha muito contato com texto e com vídeo, com foto nem tanto, mas aí você aprende. Eu acabei aprendendo a fotografar e isso vai mudando o seu olhar, porque pra mim, a fotografia já vem de um olhar um pouco mais diferente. O fato de eu ser jornalista me faz enxergar a fotografia de um ponto de vista um pouco mais documental, eu diria. Eu acho que isso influencia muito o estilo que eu fotografo", revelou. 

Além das atividades na agência, André Coelho fez seu primeiro projeto "solo" depois de assistir "Euphoria" e se inspirar na identidade visual da série americana. Mesmo com um orçamento considerado "limitado", pelo próprio, com a câmera que possuia uma lente básica e com iluminações compradas na China, que era o que ele podia adquirir na época, o novo aspirante de fotojornalismo já tinha uma boa estrutura para dar o pontapé inicial. E foi aí que ele se apaixonou pela área. 

Na entrevista para o site Super Life, André contou uma curiosidade um tanto quanto engraçada. Na época da faculdade, ele só não se interessava pela fotografia, como também não fazia questão de participar das aulas de fotojornalismo. Ele não tinha como objetivo trabalhar na área, então passava a vez para quem realmente gostava. 

"Fotojornalismo não era uma opção. Eu ignorava todas as aulas de fotografia na faculdade, porque tinham poucas câmeras para muitos alunos. Então, a ideia era deixar quem tinha mais interesse interagir mais com o equipamento. Como na minha cabeça eu nunca ia trabalhar com fotografia, eu mal prestava atenção nas aulas. Era a única aula que eu não prestava atenção. Como eu estudei muito pra pegar uma bolsa no cursinho, foram dois anos estudando, eu valorizava todas as aulas. A única que eu não levava tão a sério era justamente a de fotografia, porque eu pensava que nunca ia trabalhar com isso", explicou. 

O investimento na fotografia deu certo e André Coelho já acumula mais de 60 mil seguidores no Instagram e aproximadamente oito milhões de impressões. No TikTok, soma 19,8 mil seguidores e 792,5 mil curtidas. Recentemente fechou parceria com uma locadora que oferece aluguéis acessíveis de equipamentos fotográficos. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por André Coelho (@andre.scoelho)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários