Crítica de "Pobres criaturas"

Filme deu à Emma Stone seu segundo Oscar de melhor atriz em um papel principal.

13/04/2024 às 23h35 Atualizada em 22/04/2024 às 23h02
Por: Flávio Melo
Compartilhe:
Foto: O Quarto Nerd
Foto: O Quarto Nerd

Bella Baxter volta à vida pelas mãos do excêntrico cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe), que troca o cérebro da jovem suicida pelo o de seu feto. É assim que começa a saga de um clássico instantâneo dirigido por Yorgos Lanthimos, o mesmo de "Dente canino", "O sacrifício do cervo sagrado" e "A favorita".

Indicado a 11 Oscars, dos quais ganhou quatro, o filme consagra, definitivamente, uma atriz que nos surpreende com uma das melhores atuações femininas já vistas no cinema: Emma Stone.

Bella, que precisou aprender não só a dar os primeiros passos, mas também proferir as primeiras palavras, abandona tanto seu criador como seu noivo, Alfie Blessington (Christopher Abbott), e parte rumo ao desconhecido ao lado do amante, Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), a fim de conhecer as delícias e as mazelas de um mundo tão novo quanto sua nova vida.

Durante a jornada, em busca de respostas, a personagem de Stone torna-se mulher, forma seu caráter, explora territórios, descobre pessoas, lida com impunidades, supera seus medos e revisita seu passado que, de tão doloroso, lhe fez se atirar ao mar.

Com elenco primoroso e cenários que nos transportam para um universo extraordinariamente surreal, "Pobres criaturas" é, sem dúvida, um convite ao submundo por meio de uma sátira aguçada e perspicaz que questiona a sociedade, seus valores e suas crenças limitantes. Uma experiência para os cinéfilos e para os incrédulos.

 

Foto: JustWatch

NOTA: 9,5

ONDE ASSISTIR: STAR +

POBRES CRIATURAS | POOR THINGS | DIR.: YORGOS LANTHIMOS | 2023 | 4 OSCARS

 

INSTAGRAM: @colunaflaviomelo

TWITTER / X: @col_flaviomelo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Flávio Melo
Sobre o blog/coluna
Flávio Melo é jornalista, crítico de televisão, podcaster e criador de conteúdo. Apaixonado por teledramaturgia, estuda, acompanha e escreve sobre o assunto. Sua coluna no Instagram possui mais de 85 mil seguidores. É um dos criadores e apresentadores do "POD TUDO E + UM POUCO", onde recebe, semanalmente, convidados da TV, da música e do cinema. Participa, regularmente, de programas e podcasts, como Link Podcast (Record Entretenimento) e Tarde Top (Rede Brasil), comentando os principais fatos da TV e dos famosos.

Instagram: @colunaflaviomelo | E-mail: [email protected]
Ver notícias