Como a atividade física pode ajudar na prevenção da hipertensão arterial?

Doença atinge mais de 30 milhões de brasileiros na atualidade

24/04/2024 às 23h25 Atualizada em 27/04/2024 às 11h20
Por: Vitória Rangel
Compartilhe:
Homen praticando atividade física (foto/reprodução: divulgação)
Homen praticando atividade física (foto/reprodução: divulgação)

A hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros e é a doença crônica mais comum no país, sendo maior entre 60% dos idosos, segundo dados do Ministério da Saúde. A atividade física atua como pilar fundamental não apenas na prevenção, mas também no controle da hipertensão, contribuindo significativamente para a saúde geral e bem-estar. 

De acordo com o profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, a atividade física contribui para a prevenção da hipertensão arterial através de cinco mecanismos: melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos e na função endotelial, redução do peso corporal e principalmente do estresse.  

“O exercício aeróbico regular consistentemente, como caminhada, corrida, ciclismo e natação, pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica. A recomendação geral é que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de exercício vigoroso por semana para obter esses benefícios”, afirma Eduardo Netto.  

O profissional de Educação Física ressalta que tanto a American Heart Association quanto o American College of Sports Medicine recomendam exercícios de resistência muscular pelo menos dois dias por semana como parte de um programa de exercícios regulares para ajudar a controlar a pressão arterial e outros fatores de risco cardiovascular.

“A prevenção da hipertensão envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui tanto a alimentação equilibrada quanto a atividade física regular, além de outros fatores. Embora esses dois componentes sejam cruciais, existem outros pontos que também desempenham papéis super relevantes como: manutenção do peso corporal, consumo de álcool limitado, fim do tabagismo e controle e gerenciamento de estresse”, destaca o diretor técnico da Bodytech Company.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários