Hora de expandir o seu negócio: franquia ou atrair sócios investidores?

Conheça as principais diferenças entre as duas modalidades e qual é o melhor momento para cada uma

03/06/2024 às 18h04 Atualizada em 03/06/2024 às 19h01
Por: F Pimenta
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Os ventos estão a seu favor, as contas estão em dia, o faturamento aumentando de mês em mês e a equipe em harmonia. É nesse momento que você começa a se questionar: não seria agora o momento de ampliar o meu negócio? Esse é um questionamento comum para a maioria das pessoas que veem o seu empreendimento decolar em pouco tempo. Mas, a outra pergunta que vem depois dessa é: como vou fazer isso?

Existem algumas formas de ampliar os negócios com segurança e com previsão de lucratividade. Uma delas é com o formato de franquias. A franquia é um modelo em que duas partes compartilham direitos e deveres, atuando juntos na construção de um negócio. O proprietário de uma empresa (o franqueador) concede a terceiros (os franqueados) o direito de usar sua marca, produtos e processos em uma determinada região. 

A ideia é que o franqueado entre com o capital necessário para a operação e com a gestão direta daquele ponto de venda, enquanto o franqueador fornece o know-how necessário para o desenvolvimento do negócio: sistemas de treinamento, capacitação, gestão e processos padronizados. 

Outra forma interessante de expandir um negócio é conseguir atrair pessoas interessadas em se tornar sócios investidores. O sócio investidor é aquela pessoa que tem dinheiro para fazer aporte de capital em empresas nas quais acredita. Isso enquadra empresas que já existem ou projetos de negócios que precisam de recursos para serem iniciados. Ele pode estar interessado em participar ativamente do negócio e contribuir com a gestão - como um investidor anjo, por exemplo, que investe e “ensina”, ou somente colocar dinheiro e obter retornos futuros, sem se envolver diretamente com a administração do negócio (sócio capitalista).

Para o empresário do ramo de clínicas odontológicas premium e CEO da SmartClear, Leo Puglisi, a melhor maneira de expandir o seu negócio e abrir mais clínicas foi através do investimento de sócios investidores: “Na SmartClear, nós conseguimos crescer muito rapidamente através da qualidade dos serviços que prestamos e também dos produtos que usamos em nossos pacientes. Por causa da equipe de alta performance e alto custo dos produtos, entendemos que o ideal era crescer através de parcerias com sócios investidores do negócio”, afirma o CEO das redes de clínicas odontológicas SmartClear.

Toda metodologia de ampliação de um negócio vai ter pontos fortes e pontos fracos. O ideal é saber qual delas melhor se aplica ao seu empreendimento e qual é o melhor momento de usá-la. Para Leo Puglisi, CEO da SmartClear, o melhor momento é agora: “Atualmente, temos duas unidades uma em São Paulo e outra em Campinas e estamos com planos de ter mais duas no interior de São Paulo até o final de 2025 com capital próprio e de sócios investidores”, afirma o empresário.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários