Vistoria de imóvel novo: especialistas orientam que a visita seja feita com engenheiro civil

Para evitar gastos futuros, os novos proprietários precisam de orientação profissional

19/06/2024 às 10h58
Por: F Pimenta
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Antes do tão esperado momento de pegar as chaves de um imóvel adquirido na planta, o comprador deve fazer a vistoria na construção. Trata-se de uma etapa prevista no contrato com a incorporadora, para a identificação de possíveis defeitos na obra. 

Caso alguma incorreção seja detectada, esse é o melhor momento para reclamar, até porque determinadas imperfeições não podem ter o reparo reivindicado depois que já há alguém morando no local.

Dessa forma, contratar um arquiteto ou um engenheiro civil para vistoriar a obra pode ser uma boa opção para evitar dores de cabeça e gastos com reparos futuros, caso haja algo incorreto no imóvel. Segundo o engenheiro civil e especialista em perícia e avaliações de imóveis, Murilo Reis, a visão técnica de um profissional da área pode ser um divisor de águas: “O engenheiro civil ou o arquiteto tem como guia da sua formação, procurar por erros e defeitos estruturais que podem se tornar problemas mais sérios no futuro e fazer o novo morador gastar bem mais em um futuro próximo”, afirma o especialista em perícia e avaliações de imóveis.

Vistoria de imóvel novo: como é feita + check list - Construtora MTF - Blog

Os problemas dos imóveis podem ser algo mais comum como uma janela emperrada, mas é preciso ter atenção com os vícios construtivos. Esses vícios são divididos em 3 categorias: aparentes (como azulejos ou pisos quebrados); ocultos (que surgem após o uso, como são os casos de infiltração); ou de edificação, que envolvem acabamento, sistemas elétricos e hidráulicos, rachaduras, vazamentos e infiltrações aparentes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários